E foi em uma conversa no balcão de uma autopeças, que surgiu essa ideia.

Mas a motivação do que Carangas Dom Pedrito vem de muito antes disso, aqui que vos fala é Fernando Lima, um entusiasta do meio dos carros, que cresceu em meio a eles, e que sempre teve dentro da família referencias automotivas. A autopeças em questão é a Copeças, loja de autopeças fundada em 1991 pelo meu pai, e a conversa de balcão, foi com meu primo, Nilber Lima, que foi quem me mostrou que o universo dos carros era bem mais divertido do que eu via e lia em revistas, e que um carro novo, do ano, nem sempre seria o mais legal. Então muito antes do surgimento do Carangas, o gosto pelos carros modificados vem dai, das lembranças do Fusca marrom, rebaixado com rodas 13 de Brasília e bancos estilo Recaro, e de todo o movimento que via dele e de amigos com carros modificados, das histórias do “pegas”, dos eventos de arrancada, campeonatos de som, entre outros eventos que aconteciam na região no fim dos anos 90, inicio dos anos 2000. Porém com a chegada do XR3 conversível 1992, a paixão por carros rebaixados aumentou, e passei a pesquisar e participar mais da cena, com o que tinha na época. Que eram Blogs, Vlogs e alguns sites sobre a área, quem é dessa época vai lembrar do site “Carbritus”, e dos anúncios do site da Dragster Brasil. Muitos referencias, saíram dali.

Mas bem, voltamos ao assunto inicial, já no ano de 2010, durante uma troca de ideias falando sobre um flogão de carros rebaixados, surgiu a ideia de criar uma conta no flogão para postar os carros rebaixados da cidade, na época já tínhamos umas câmeras, e contatos do pessoal que tinha carro rebaixado, sempre algum era amigo de um amigo e assim por diante. Enquanto pensávamos em como fazer isso, que nome usar, como organizar o conteúdo, falei sobre a ideia para um amigo que havia lançado um porta de notícias na cidade, e dessa conversa surgiu a ideia de criarmos um blog dentro do portal de notícias, e assim surgiu o “Carangas Dom Pedrito”, nome dado pelo Nilber e que foi muito bem aceito por todos. A partir dai, criamos uma arte de logo e banner para fazer a estrutura do site e começamos com as primeiras postagens, sendo o primeiro carro, um Vectra, azul, muito conhecido na cidade, que na época era do Vinicius Laus, um amigo que a muito tempo rodava com carro baixo, e que era bem conhecido no meio, e isso segui por alguns meses de postagens, ganhando cada vez mais publico, recebendo cada vez mais fotos, já com algumas pequenas reuniões casuais, e com nossa comunidade do Orkut crescendo (kkkk), até que em 2011, fizemos uma reunião com um pouco mais de divulgação, em um domingo, em um posto de combustíveis da cidade, e dai pra frente, vimos que a ideia estava ganhando forças, tendo mais gente afim de participar do “grupo” mudando a visão de ser apenas um blog para postar fotos, para talvez se tornar um grupo, que se reunisse periodicamente, com mais interações entre os participantes. E a partir dai, foi o que aconteceu, facilitados pelo uso do Facebook, posteriormente do Whatsapp, acesso a conteúdos de grupos como o 272, DKC e afins, fomos produzindo conteúdo e agregando pessoas que passaram a contribuir com a melhora e o crescimento do Carangas Dom Pedrito.

Do ano de 2012 pra frente, a história pode ser contada através dos vídeos do canal, e do perfil do Facebook, que havia sido desativado por algumas mudanças de regras da empresa (não ser uma pessoa), mas que depois voltou, preservando boa parte das postagens e da interação da época.

Foi um belo ciclo, que certamente ainda está na lembrança de muitos que puderam participar dessas junções, rolês, viagens, e toda a atmosfera que envolvia a página e o grupo, porém como muitas coisas boas na vida, o Carangas também teve o apagar das luzes, e apesar de manter muitos contatos ativos, e amizades feitas através do grupo, destinos diferentes de vários integrantes fizeram com que as junções fossem diminuindo, e também outros grupos fossem surgindo e ocupando esse espaço.

Enfim, o Carangas Dom Pedrito ainda existe, estamos em Stand-by.